domingo, 18 de março de 2012

Grupo de Forcados do Ramo Grande (Açores) vence a V Festa do Forcado no Campo Pequeno

Dois mil aficionados, sobretudo jovens e muito jovens, assistiram na arena lisboeta a um espectáculo tauromáquico totalmente dedicado aos forcados numa tarde que teve ritmo e brilho e correspondeu à homenagem prestada à arte bem portuguesa de pegar touros.
O concurso de pegas de cernelha disputado em sucessivas eliminatórias levou à final, com todo o mérito, as parelhas dos Amadores do Ramo Grande e dos Académicos de Elvas. Triunfaram os açorianos - com Vítor Oliveira a cernelheiro e Manuel Pires a rabejador - sobre os alentejanos (António Caldeira Patrício era o cernelheiro e Tiago Mimoso o rabejador), sendo atribuído aos primeiros o Prémio António José Teixeira.
Esse galardão, que homenageia o antigo forcado de Santarém, já falecido, foi entregue aos vencedores pelo filho, na presença de representantes da Câmara de Lisboa e da Praça do Campo Pequeno.
Além do concurso de pegas de cernelha houve ontem exibição de forcados amadores e infantis e a apresentação de sortes e pegas de antigamente, como a de gaiola, a de cadeira, a pega de costas e a casa da Guarda. O espectáculo foi excelente e teve boa assistência.
Texto: Correio da Manhã